top of page

Você conhece o Círculo Cromático?

Existe uma coisa que a maioria das pessoas não sabe: as cores traduzem nossas emoções e estado de espírito. Quando estamos desanimados, dificilmente vamos vestir uma blusa amarela... é mais provável que usemos tons mais sóbrios, como o preto. Inconscientemente, vamos usando as cores para nos comunicar com outras pessoas, que captam a mensagem também de forma inconsciente. Assim, podemos afirmar que a cor desempenha um papel crítico na formação da imagem pessoal e profissional e afeta a percepção que os outros têm de você, podendo valorizar ou sabotar sua aparência e, consequentemente, a opinião que as pessoas formulam sobre você. Sabia que o uso de cores que não te favorecem pode te deixar com aspecto de cansado ou doente ou que você pode camuflar imperfeições da pele aplicando o tom certo de corretivo? Pois bem, eu te digo: a solução desses problemas é simples, desde que você dedique alguns minutos da sua vida para entender o Círculo Cromático.


Conhecendo o Círculo Cromático

É uma representação simplificada das cores percebidas pelo olho humano. Tradicionalmente, como o próprio nome já diz, é representado por um círculo composto de 12 cores: 3 primárias (azul, vermelho e amarelo), 3 secundárias (formadas através da mistura as primárias) e 6 terciárias (criadas pela mistura das cores primárias e secundárias). É ainda dividido em cores quentes e frias. As cores ~ou matizes~ são divididas em famílias, e dentro de cada família, existem diferentes tons.


Harmonias


Ter um Círculo Cromático sempre à mão pode te ajudar a criar combinações incríveis que muitas vezes você nem sonhava em fazer! Para isso, existem quatro tipos principais de harmonia: monocromática, análoga, complementar e triádica.




Harmonia monocromática: combinação feita com uma mesma matiz em tons diferentes (ton sur ton, ou tom sobre tom). Essa harmonia normalmente é escolhida por quem deseja alongar ou afinar a silhueta. Pode-se brincar com diferentes tecidos e texturas, e acrescentar detalhes em preto ou branco (cores neutras) para que o look não fique sem graça ou monótono.










Harmonia análoga: escolha uma matiz no círculo; a vizinha da direita e a vizinha da esquerda serão suas análogas. Apesar de pouco contrastante, é uma combinação mais alegre e jovial que a monocromática. Geralmente, usa-se uma cor como dominante e as outras duas entram como detalhes. Por isso, é a harmonia perfeita para quem quer se colorir, mas ainda tem receio.






Harmonia complementar: combinação feita por cores opostas do Círculo Cromático. Este tipo de harmonia tem alto contraste e resultados ousados e modernos. O #toquedebeauty é usar uma cor quente e outra fria.

Harmonia triádica: acontece quando escolhemos 3 matizes equidistantes (escolha a primeira cor, pule 3 para encontrar a segunda cor, pule mais 3 para encontrar a terceira). É uma combinação de cores vibrantes que passa uma imagem impactante, informal e criativa. Novamente, escolha uma cor como dominante e utilize as outras 2 como detalhes.








Aqui estão exemplos de looks utilizando cada uma das combinações.

Análise de cores


Pensando na melhor maneira de combinar as cores no nosso visual, existe a análise de cores, que tem por objetivo indicar cores que mais nos valorizam, complementam e harmonizam com a coloração pessoal (cabelo, cor de pele e olhos) de cada um. As cores certas iluminam o rosto, suavizam a pele e valorizam os traços, conferindo uma imagem mais jovem, saudável e descansada.


É claro que o estudo das cores envolvem muito mais que esse conteúdo. Porém, com essas dicas, você poderá trabalhar com as cores de forma mais simples e eficaz. Leve o Círculo Cromático para a sua vida!


Beijos, beijos!


bottom of page