top of page

Skincare routine: os 4 passos fundamentais para qualquer tipo de pele


A pele é o maior órgão do corpo humano e tem a função de proteger os tecidos subjacentes, regular a temperatura e reservar nutrientes, além de conter terminações nervosas sensitivas. Por isso, necessita de cuidados especiais para estar sempre bonita, viçosa e saudável. Ser saudável inclui, também, cuidados faciais diários ~todos os dias somos expostos variados tipos de sujeira, vento, sol, poluição e a nossa pele é a primeira a sofrer (e muito). O acúmulo de sujeira leva ao entupimento dos poros e favorece o aparecimento de cravos e espinhas, além de contribuir para o envelhecimento precoce.

Para garantir uma pele jovem e bonita, é preciso tomar alguns cuidados no dia a dia. Manter uma alimentação rica em vitaminas e minerais, beber bastante água e ficar longe do cigarro ajudam a cuidar da pele de fora para dentro, mas seguir uma rotina também é indispensável para deixar a pele do rosto com um aspecto saudável e cheio de vida.


A primeira coisa a ser feita aqui é conhecer o seu tipo de pele, o que é é fundamental para conseguir tomar a decisão acertada ao escolher os cuidados específicos de acordo com as necessidades da sua pele. A qualidade e o tipo de pele são sempre determinados geneticamente. No entanto, ao longo da vida, a saúde e a beleza de sua pele irão depender da alimentação, do estilo de vida e do seu ambiente.

Agora que você já tem uma ideia do seu tipo de pele, vamos aos 4 passos essenciais para uma pele bem cuidada sempre: higienização, tonificação, hidratação e fotoproteção. Lembrando que esses cuidados precisam ser diários.


Higienização: Lavar o rosto duas vezes por dia é fundamental para manter a saúde da pele e evitar o entupimento dos poros, principal responsável pelo surgimento de cravos e espinhas. A primeira lavagem deve ser feita de manhã, eliminando a oleosidade natural produzida durante o sono, e a segunda no fim do dia, retirando poluição, impurezas e a maquiagem. Utilize sabonete específico para o seu tipo de pele. Lavar o rosto mais do que duas vezes por dia não é recomendado, pois estimula a produção de oleosidade, assim como usar água muito quente. É importante, também, o uso de demaquilante para retirar a parte mais bruta da maquiagem (nunca esqueça de tirar a maquiagem antes de ir dormir, hein!).

❥ Toque de Beauty: pessoalmente, gosto de usar uma escova facial (falei dela aqui), que proporciona uma limpeza mais profunda dos poros e já faz uma leve esfoliação.



Tonificação: Devolve o equilíbrio do PH natural da nossa pele, refrescando e suavizando. Além disso, acalma a pele, deixando-a macia e iniciando o processo de hidratação. Temos as loções tônicas e adstringentes. A loção tônica elimina as impurezas, restaurando o pH da pele e fortalecendo seu tônus. Já a loção adstringente contrai os poros, controlando a oleosidade em excesso e evitando a flacidez da pele.

Hidratação: O que muita gente não sabe é que hidratar a pele é essencial também para prevenir doenças, porque sem uma hidratação profunda nosso rosto perde uma importante camada de proteção contra agentes externos. Além disso, quando hidratamos, permitimos que as células se renovem, evitando que a pele fique com tom opaco ou mais suscetível ao surgimento de linhas e rugas de expressão. Hidratar significa pele mais firme, rejuvenescida, protegida e bonita. Até as peles mais oleosas também precisam ser devidamente hidratadas, só é importante escolher um hidratante específico para peles oleosas.

Fotoproteção: A exposição à radiação ultravioleta (UV) tem efeito cumulativo e penetra profundamente na pele, sendo capaz de provocar diversas alterações, como o bronzeamento e o surgimento de pintas, sardas, manchas, rugas e outros problemas. A exposição solar em excesso também pode causar tumores benignos (não cancerosos) ou cancerosos, como o carcinoma basocelular, o carcinoma espinocelular e o melanoma. Portanto, eu te digo: protetor solar não é exceção, é regra!

 

BÔNUS





Esfoliação: O objetivo da esfoliação é remover as células mortas, além de afinar a parte mais superficial da pele. A esfoliação é ideal para revitalizar a pele e é neste passo que a limpeza da pele é mais profunda. Resultados? Pele rejuvenescida e mais iluminada. O ideal é esfoliar uma vez na semana, sempre tomando muito cuidado para não machucar o rosto.






Gostou? Dá um like no Instagram e segue a página no Facebook para se manter sempre atualizado de novos posts ;)


Beijos, beijos!


bottom of page